O 73º título da Elefante veio de Portugal. A torção dos sentidos: pandemia e remediação digital chegou por email, no final de 2020, junto com uma simpática mensagem do autor, João Pedro Cachopo, muito interessado em fazer circular pelo Brasil suas ideias sobre nossa dependência das ferramentas on-line durante a crise do coronavírus — e antes e depois, caso haja um porvir. (Aqui não escondemos a alegria de saber que a nossa editora tem amealhado leitores e leitoras do outro lado do Atlântico, ó, pá.)
O ensaio pareceu-nos original, além de extremamente bem escrito — tanto que, admiradores das variações geográficas da língua portuguesa, quisemos publicá-lo do jeito que veio, sem abrasileirá-lo. Adoramos o resultado. Esperamos em breve publicar livros em português angolano, moçambicano, cabo-verdiano, guineense, timorense etc.
Por enquanto, agradecemos ao Cachopo, pela confiança em nosso trabalho; à Catarina Bessel, pela ilustração da capa; ao selo Documenta, cujo belíssimo trabalho editorial em terras lusas facilitou o nosso aqui; à Bianca Oliveira, pelo elegante projeto gráfico; e à Denise Matsumoto, pela diagramação.
O que faremos de nós depois da pandemia?