Em Um grande acordo nacional, o jornalista em quadrinhos Robson Vilalba mistura uma tentativa de entrevistar Dilma Rousseff em Curitiba, a busca pessoal por entender as razões que levaram à destituição da primeira presidenta do Brasil e a reconstituição dos episódios mais relevantes da trama golpista que deixou a população atenta ao noticiário político em 2015 e 2016.
Além do quadrinho de quase 200 páginas, publicamos aqui no Blog da Elefante outras três histórias que não entraram na edição final: a de Dilma Rousseff; a da Aula do Moro; e a dos Velhos Reaças.
As informações aqui apresentadas são parte da pesquisa do sociólogo e professor Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ricardo Costa organiza o grupo de pesquisa República do Nepotismo, que utiliza a técnica da prosopografia (biografia coletiva de determinado grupo social ou político) para demonstrar que pessoas como Sergio Moro, Deltan Dallagnol e advogados ligados às delações são herdeiros de figuras do Judiciário e da política paranaenses. Segundo Ricardo Costa, os integrantes da Lava Jato (incluindo magistrados, procuradores e advogados) fazem parte do mesmo círculo de convivência.