Furos, mentiras e segredos revelados coloca a equipe da Agência Pública no divã para refletir sobre seus primeiros dez anos de reportagens. E que reportagens! Foram centenas de investigações essenciais para compreender o Brasil contemporâneo, mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais, participação direta nos vazamentos do WikiLeaks e da Vaza Jato, coberturas inovadoras da Amazônia e de grandes empresas, parcerias com outras iniciativas jornalísticas e uma longa lista de eteceteras, tudo isso liderado por mulheres.
Para a Elefante, além de ajudar a transformar essa história em um livro lindo, com capa de Catarina Bessel e Bianca Oliveira, foi um prazer enorme voltar a trabalhar com profissionais que conhecemos há anos e com os quais já dividimos redações — dizem por aí que nosso editor foi repórter um dia.
Agradecemos muito a Marina Amaral e a Natalia Viana, organizadoras do livro, e também o Thiago Domenici, a Andrea Dip e a Marina Dias, pela parceria e confiança em nosso trabalho. Furos, mentiras e segredos revelados” é nosso 91º título. Foi editado por Tadeu Breda, com a assistência de Fabiana Medina. A preparação de texto ficou a cargo de Carolina Hidalgo Castelani; a revisão, de Tomoe Moroizumi; e a diagramação, de Victor Prado.
Em tempos de fake news, fatos alternativos, pós-verdade e algoritmos programados para potencializar discursos de ódio e enriquecer bilionários barões tecnológicos, esperamos muitas mais décadas de reportagens para a Pública e outros veículos jornalísticos que lutam diariamente contra a barbárie.