Nossos autores debatem ‘Massacre de Corumbiara’ em Osasco
Os autores de Corumbiara, caso enterrado, João Peres e Gerardo Lazzari, participam do encontro “20 Anos do Massacre de Corumbiara” que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, no pŕoximo sábado, 1º de agosto. O evento renderá homenagem às vítimas da reintegração de posse realizada pela PM em 9 de agosto de 1995 na fazenda Santa Elina, em Corumbiara, sul de Rondônia.
Nove sem-terra perderam a vida no episódio, inclusive uma criança. Dois policiais também morreram, além de uma pessoa que jamais foi identificada — provavelmente um pistoleiro. A história está muito bem contada em Corumbiara, caso enterrado, livro-reportagem que a Editora Elefante lançou em 20 de julho, em São Paulo. É o trabalho mais completo já publicado sobre os ocorridos e os desdobramentos da desocupação da Santa Elina.
Também participarão da atividade o vice-presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo; o bispo de Osasco, Dom João Bosco; o deputado federal Valmir Prascidelli (PT-SP); a vereadora de Osasco, Mazé Favarão (PT); e o secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Suplicy; o representante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro; e a representante do Instituto Adelino Ramos, Célia Ramos.
Para o autor de Corumbiara, caso enterrado, João Peres, alguns motivos explicam a importância de relembrar o episódio. “Entre as outras forças envolvidas, podemos dizer que os fazendeiros locais nunca tiveram interesse algum em que o caso continuasse à tona. A Polícia Militar, como instituição, tampouco manifestou qualquer intenção de contar sua versão. Como o número de PMs condenados é pequeno, três pessoas, eles formam um grupo irrelevante na tentativa de manter este caso em evidência.”
20 anos do massacre de Corumbiara
Lançamento do livro Corumbiara, caso enterrado
1º de agosto, às 19h
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Rua General Labatut, 19
Bairro Piratininga
Osasco-SP