Rondônia, aí vamos nós!
Já está mais que confirmado: João Peres, autor de Corumbiara, caso enterrado, desembarca em Vilhena na próxima quarta-feira, 9 de setembro, para uma temporada de lançamentos e debates por oito cidades de Rondônia. A turnê começará pelo Cone Sul, palco do conflito agrário que, há vinte anos, deixou um rastro de medo e violência na região. Além de Vilhena, o autor apresentará seu livro em Colorado do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Porto Velho.
“É muito importante retornar a Rondônia para entender de que maneira aqueles que mais conhecem o assunto – os rondonienses – têm recebido o livro”, afirma João Peres, lembrando que muitos leitores do estado já adquiriram exemplares pela internet, no saite da Editora Elefante, ou em livrarias locais. “Até agora, o retorno que tivemos é positivo.”
Em julho de 1995, famílias do sul de Rondônia ocuparam a fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um gigante de 18 mil hectares. No cumprimento do mandado de reintegração de posse, em 9 de agosto, ocorreu um conflito – e doze mortes. Cinco anos mais tarde, três policiais e dois sem-terra foram condenados. Esse resumo pode ser encontrado em qualquer narrativa sobre os fatos. O essencial de Corumbiara, caso enterrado é cavocar além das aparências, dos números, da superfície – o que ninguém havia feito até agora.
O livro será apresentado em Rondônia graças aos esforços de profissionais do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que viabilizaram as passagens aéreas, além de uma rede de apoiadores dentro da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, que se desdobrou em esforços e articulações para que o autor, João Peres, pudesse discutir Corumbiara, caso enterrado com os leitores rondonienses.
Na próxima quinta-feira, 10 de setembro, o Ifro de Colorado do Oeste sediará uma série de debates sobre o livro e da questão agrária em Rondônia. Está prevista a participação de representantes de movimentos sociais e de pesquisadores do tema, com sessão de autógrafos no final da tarde.
No dia seguinte, 11 de setembro, os alunos do curso de Jornalismo da Unir, em Vilhena, conversarão com o autor a respeito da cobertura de temas relacionados a reivindicações e conflitos, com a presença de camponeses que participaram da ocupação da fazenda Santa Elina, em 1995.
Encerrando a agenda no Cone Sul, a livraria Café e Letras, em nova sede, no centro de Vilhena, receberá João Peres para uma tarde de lançamento no sábado, 12 de setembro. Será mais uma oportunidade para conversar com os leitores e colher impressões a respeito do livro, publicado em São Paulo pela Editora Elefante em 20 de julho.
Depois, Corumbiara, caso enterrado pega a estrada para uma série de debates organizados por acadêmicos e representantes de movimentos sociais interessados no tema em outras cidades de Rondônia ao longo da BR-364. A turnê termina em Porto Velho, com encontros promovidos pelo curso de Jornalismo da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron) e por representantes do curso de História da Unir e da Associação Nacional de História. Há ainda outros eventos a serem confirmados. Aguardem!
Oi, Thalita. O evento em Cacoal será no próximo dia 14, às 8h30. Esperamos você lá.
Auditório da Escola Estadual Josino Brito
Rua Uirapuru, 2560