O podcast Sycorax : Solo Comum foi criado com base nas discussões realizadas durante a tradução coletiva do livro Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns, de Silvia Federici, lançado pela Elefante em janeiro de 2022. A cada episódio, convidadas articulam conceitos mobilizados na obra da autora. O projeto foi concebido e executado por Ana França, Ana Luísa Sertã, Cecilia Farias, Cecília Rosas, Elisa Rosas, Leticia Bergamini, Maria Teresa Mhereb, Mariana Lima e Odara Andrade. A arte da capa é de Thereza Nardelli.

 

01 – Reencantando o mundo: Helena Silvestre conversa sobre formas de resistir fora da lógica que estrutura o pensamento ocidental e capitalista.

 

02 – Justiça nos Trilhos e os comuns: resistências às ações das mineradoras, preservação ambiental e luta das mulheres; práticas de luta pelos comuns. Conversa com Larissa Santos e Maju Silva, do Justiça nos Trilhos, organização que atua no fortalecimento de comunidades no Corredor Carajás, denunciando violações dos direitos humanos e da natureza.

 

03 – Trabalho reprodutivo: um tema que perpassa a obra de Silvia Federici. Para falar sobre ele, o podcast convida a professora Maria Lygia Quartim de Moraes.

 

04 – Mercado Sul e os comuns: as moradoras do Beco, no Mercado Sul, Distrito Federal, contam um pouco mais sobre seu dia a dia e como tudo começou por lá, trazendo todo o processo de luta e resistência que travam desde a fundação da comunidade. Mais ainda, trazem as dinâmicas que fazem parte da organização da suas vidas e das suas produções artísticas. As entrevistadas são: Giuliana Molotov, Thabata Lorena, Daniela Lima e Luiza Helena.

 

05 – Financeirização da vida: o podcast convida Verónica Gago para discutir o processo de financeirização da reprodução social e do endividamento como ferramenta extrativista e de desmantelamento dos tecidos sociais – e do acesso aos comuns.


 

06 – Autonomia financeira e os comuns: neste episódio a convidada é Dona Mira, que atua na Teia dos Povos e no Movimento Sem Teto da Bahia, e traz reflexões sobre a dependência das organizações de luta das iniciativas do Estado, além de alternativas para escapar a essa dependência.

 

07 – Acumulação primitiva: a professora Virgínia Fontes debater o conceito de “acumulação primitiva”, presente em quase toda a obra da Silvia Federici. Virginia trouxe vários de seus desdobramentos, do ecofascismo e trans-humanismo à expropriação das condições de reprodução, sem deixar de olhar para a criação de um repertório de formas de organização.

 

08 – Parque das Tribos, AMISM e os comuns: a luta e os comuns indígenas são apresentados no oitavo episódio do podcast Sycorax: Solo Comum. A conversa com Vanda Ortega, sobre sua trajetória migratória como mulher indígena, e sobre o Parque das Tribos, o primeiro bairro indígena na cidade de Manaus. Também apresenta Regina Sateré e a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, AMISM, e traz as grandes dificuldades vividas pela associação durante a pandemia de covid.

 

Referências gerais:

Também pode te interessar