Descrição
Danny Caine recorre a anos de experiência como dono de uma pequena livraria no interior dos Estados Unidos para compilar didaticamente inúmeras razões pelas quais não devemos comprar nada — muito menos livros — no crescente conglomerado empresarial de Jeff Bezos. Os argumentos fortes do autor dizem respeito não apenas à amazon, mas ao futuro das comunidades como um todo. Sem dúvida, quem continuar gastando dinheiro nesse monstro tecnológico após tomar contato com as reflexões de Caine tem o chip do capitalismo selvagem muito bem implantado e não mudará de atitude mesmo que o mundo esteja à beira do precipício.
***
Críticas à Amazon não faltam — e este livro compila uma profusão delas de maneira simples e acessível, para que ninguém nunca mais alegue inocência ao adquirir produtos e serviços da empresa. “Ah, mas o preço… Ah, mas a entrega…” Danny Caine desmonta, uma a uma, as principais justificativas que fazem milhões de pessoas recorrer aos tentáculos de Jeff Bezos todos os dias quando desejam satisfazer algum desejo de consumo.
Preços baixos têm um custo, entregas rápidas também — e esse custo costuma se expressar em sofrimento humano, superexploração do trabalho, irresponsabilidade ambiental, isenções fiscais, uso intensivo e nebuloso de dados pessoais, violações de privacidade, relações promíscuas com o poder público e obscena concentração de renda. Nada disso é cobrado na fatura do cartão de crédito, mas precisa entrar na conta de cada operação realizada pela megavarejista — ou por alguma de suas inúmeras subsidiárias.
Sim, porque este livro não se limita a falar do danoso papel desempenhado pela Amazon no mercado editorial. Danny Caine é dono de uma pequena livraria no interior dos Estados Unidos que, como vários estabelecimentos ao redor do mundo, sofre diariamente os impactos causados pela gigante. E explica de maneira cristalina como o site de Jeff Bezos pratica descontos abusivos que não podem ser replicados por aí, muito menos por lojinhas de rua abertas ao público em horário comercial, com prateleiras cheias e atendentes atenciosos.
***
Enquadrei este livro em torno da Amazon porque ela é a mais poderosa, eficaz e implacável praticante de um novo tipo de comércio, mas muitas outras estão tentando aprender com o manual da Amazon. Este novo comércio é mais do que uma empresa que vende muitos livros — é uma reavaliação fundamental de como encaramos os termos de privacidade. De como entendemos o papel de uma empresa na sociedade. Dos limites do poder de uma única empresa. Do nosso ambiente. Em alguns aspectos, do que significa ser humano. O pensamento da Amazon representa uma mudança no estilo de vida e, se você me perguntar, é uma mudança contra a qual vale a pena resistir. Acredito profundamente na ideia de que ser humano significa mais do que ser uma fonte de dados com a qual as empresas podem te vender coisas. Ser humano é algo que não pode ser medido em cliques, dados ou dinheiro. Devemos resistir às empresas que querem derrubar essas formas de ser humano.
— Danny Caine, na Introdução
SOBRE O AUTOR
Danny Caine é dono da Raven Book Store em Lawrence, Kansas, Estados Unidos. Autor dos livros de poesia Continental Breakfast, El Dorado Freddy’s e Flavortown, Caine foi tema de reportagens no jornal The New York Times e na revista The New Yorker, e apontado como livreiro do ano pela Midwest Independent Booksellers Association em 2019. Dentro e fora da internet, é um defensor apaixonado das livrarias de rua independentes. Poemas, zines e outros textos de sua autoria estão disponíveis em dannycaine.com.