A princípio, Videogame pandemia parece destoar um pouco do catálogo da Elefante, mas a leitura mostra que não tanto. Com o livro de João Varella, fizemos uma primeira aproximação crítica a um universo que mobiliza legiões e movimenta bilhões de dólares anualmente — e que cresceu muito durante a pandemia. É como dissemos no texto de quarta capa: “Por meio do joystick, computador ou celular, o videogame está instalado em nossa cultura, com enorme poder de influência”, inclusive política. “Mesmo sem ver — ou jogar —, é melhor não ignorá-lo.”
Agradecemos muito o autor por ter confiado na Elefante para colocar esse trabalho no mundo. A capa é obra da Paula Cruz, com direção de arte de Bianca Oliveira. O estúdio Arquivo deu uma força com a diagramação, no final do processo. A preparação de texto ficou com Carolina Hidalgo Castelani e a revisão, com Tomoe Moroizumi. A assistência de edição é de Fabiana Medina e a edição, de Tadeu Breda.
Videogame pandemia foi lançado no começo de novembro, dentro da programação da imprescindível Feira Miolo(s). É nosso 79º título — e o ano ainda não acabou, hein?