Em nosso 92º título, voltamos a tratar de um dos temas mais importantes para o futuro do país, e mais uma vez em parceria com Ricardo Abramovay. Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia é um estudo essencial para pensar alternativas à destruição da floresta e às más condições de vida enfrentadas pelas populações que habitam a região, sobretudo nas cidades. O ponto de virada do livro é pensar a própria Amazônia (além de saúde, educação, habitação, cuidado etc.) como infraestrutura, retirando esse rótulo apenas das grandes obras que devastam a floresta, destroem os direitos das populações indígenas e tradicionais e promovem desigualdade.
Agradecemos o autor por confiar mais esse trabalho pioneiro aos cuidados editorais da Elefante. Assim como em Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza — lançado em 2019, e que será reimpresso em breve, com novo prefácio —, a capa é da nossa diretora de arte, Bianca Oliveira. A diagramação ficou a cargo de Denise Matsumoto. A revisão se beneficiou dos olhos de Laura Massunari e Daniela Uemura. A orelha foi escrita por Antonio Martins, do portal Outras Palavras, nosso parceiro na publicação. E a edição é de Tadeu Breda.
Em ano eleitoral, e após mais uma onda de tragédias humanitárias envolvendo a Amazônia, esperamos que as propostas do livro ajudem a impulsionar uma nova era na relação do país com sua maior riqueza — a diversidade natural e humana —, pautada pelo abandono definitivo da exploração.