Brigitte Vasallo no Brasil

 

Quando lançamos O desafio poliamoroso: por uma nova política dos afetos, de Brigitte Vasallo, no primeiro semestre de 2022, ainda sob os efeitos da pandemia, havia uma legião esperando pela edição brasileira do livro.

Enquanto a tradução não saía, soubemos que arquivos da versão espanhola rodavam de tela em tela, conforme mais e mais pessoas se cansavam dos imperativos monogâmicos e buscavam referências para tentar viver outros modos de se relacionar. Na época, chegaram mensagens ansiosas pelas nossas redes sociais: “Gente, quando vocês vão lançar a Brigitte?”.

No livro, a autora convida a uma conceitualização do pensamento monogâmico, introduzindo o tema a partir de uma perspectiva feminista, antirracista e anti-lgbtfóbica. Ao mesmo tempo, oferece um passeio encarnado em sua própria história, marcada por experiências (e fracassos) amorosos, em um texto afetivo que estende a mão a quem já tem intimidade com a discussão, mas, por vezes, encontra desamparo no momento de vivenciá-la.

Quando finalmente publicamos a primeira edição brasileira deste livro tão essencial, fomos obrigados a comemorar e espalhar a boa nova de forma remota e on-line devido às restrições impostas pela pandemia – nosso evento de lançamento foi uma live que rendeu um papo de mais de uma hora entre a autora, Mar Bastos, responsável pela tradução do livro, e Newton Júnior, cofundador do canal Não Mono em Foco, com mediação de Isadora Attab. O registro deste papo ficou salvo em nosso canal do YouTube.

 

 

Com o tempo, a pandemia arrefeceu, mas os debates em torno da monogamia e o desejo comum de experimentar novas políticas e afetos só aumentaram. Por essa razão, estamos muito felizes de finalmente receber Brigitte Vasallo para finalmente conhecer e conversar com o público brasileiro.

 

Também pode te interessar