Livro sobre Cuba na atualidade é lançado no Memorial da América Latina em São Paulo
No próximo sábado (20), às 16h30, no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, acontece o lançamento do livro Entre a utopia e o cansaço: pensar Cuba na atualidade, organizado por Aline Marcondes Miglioli, Fabio Luis Barbosa dos Santos e Vanessa Oliveira. O encontro é aberto ao público e gratuito, com mesa de debate entre autores do livro.
A obra traz 22 textos assinados por pesquisadores cubanos e de outras localidades da América Latina — sobretudo do Brasil — que complexificam os principais tópicos de discussão sobre a realidade do país. Com o foco nos dias de hoje, os artigos e ensaios se aprofundam em assuntos como os protestos políticos ocorridos na ilha, economia, questões raciais, a vivência da população LGBTQIA+ e a expansão das ingrejas neopentecostais.
Desde o triunfo da Revolução Cubana, em 1959, a pequena nação socialista é foco de debates acalorados e está indelevelmente presente no imaginário latino-americano, muitas vezes a partir de especulações consolidadas por décadas de desinformação. De um lado o “vai pra Cuba”, do outro a insistente defesa dos sistemas de saúde e de educação universais e gratuitos da ilha. O que sobra, na maioria dos casos, é a paixão e a ideologia.
É exatamente essa dualidade que Entre a utopia e o cansaço pretende quebrar, aprofundando-se nas contradições enfrentadas no dia a dia tanto pelos cubanos que apoiam o regime como pelos que se opõem ao governo, em um esforço para compreender a vida em um país que alia partido único e Facebook, saúde universal e apagões elétricos, hotéis luxuosos e escassez de alimentos.
“As pessoas têm a ideia da ilha de que é um monte de carro antigo, ninguém tem celular, todo mundo passa fome etc. Em qualquer campo político, na maioria dos casos, as informações não refletem a realidade de Cuba”, diz Vanessa Oliveira. O livro vai na contramão desse movimento e reconhece e tenta explicar as contradições que foram se acumulando ao longo de 65 anos de transformações nacionais, regionais e globais.
“Para transmitir essas tensões, convocamos vozes cubanas, mas também de outros lugares da América Latina, que, de diferentes maneiras, parecem exigir um acerto de contas com a utopia que a revolução encarna. O resultado da organização foram textos plurais, de leitura acessível e interessante”, conclui a organizadora.
Lançamento Entre a utopia e o cansaço: pensar Cuba na atualidade
Data: Sábado, 20 de abril
Horário: às 16h30
Local: Auditório da biblioteca do Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo – SP.
Entrada gratuita.