Assista aos vídeos do seminário bell hooks 70 anos
Já estão disponíveis no canal da Elefante no YouTube os vídeos das quatro mesas do seminário bell hooks 70 anos, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo. O material é uma cortesia do Sesc-SP, que captou as imagens, legendou as discussões e fez a edição.
Vamos relembrar: o seminário bell hooks 70 anos celebrou o legado da autora nas vésperas daquele que seria seu septuagenário, com o objetivo de refletir sobre os aspectos mais relevantes de sua vasta obra. A programação ficou assim:
Mariléa de Almeida e Alex Ratts.
Mediação: viníciux da silva.
Mesa 2: Dinâmicas de raça e gênero: antirracismo, feminismos e masculinidades
Alan Augusto Ribeiro e Terra Johari.
Mediação: Halina Leal.
Mesa 3: Pensar a representação: a crítica cultural em bell hooks
Rosane Borges e Clélia Prestes.
Mediação: Stephanie Borges.
Mesa 4: bell hooks e a educação como prática da liberdade
Edneia Gonçalves e Maria Clara Araújo.
Mediação: Silvane Silva.
A ocasião também marcou o lançamento oficial de três livros da autora: A gente é da hora: homens negros e masculinidades, Escrever além da raça: teoria e prática e Pertencimento: uma cultura do lugar.
bell hooks nasceu em 1952 em Hopkinsville, então uma pequena cidade segregada do Kentucky, no sul dos Estados Unidos, e morreu em 2021, em Berea, também no Kentucky, aos 69 anos, depois de uma prolífica carreira como professora, escritora e intelectual pública. É autora de mais de trinta obras sobre questões de raça, gênero e classe, educação, crítica cultural e amor, além de poesia e livros infantis.