O 98º título da Elefante fez crescer a coleção Alternativas — aqueles livros com capa em papel kraft e projeto gráfico sóbrio e elegante, elaborado pela nossa diretora de arte, Bianca Oliveira, em 2016, para a publicação de O Bem Viver (novidades em breve). O tempo tem feito muito bem a essas obras. O passar dos anos reafirma a importância de cada uma delas para a construção de novas utopias políticas pautadas pelo fim da exploração dos seres humanos e da natureza.
Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo, organizado por Jason W. Moore, é mais um passo nessa direção. O livro traz ensaios essenciais de Eileen Crist, Donna J. Haraway (nosso preferido!), Justin McBrien, Elmar Altvater, Daniel Hartley e Christian Parenti, além de textos do próprio organizador, que é geógrafo e historiador. Cada artigo abre muitos caminhos interpretativos para a compreensão da gravíssima situação em que nos encontramos. E aponta saídas. Por isso, é uma enorme satisfação ter publicado Antropoceno ou Capitaloceno? no Brasil.
Agradecemos à PM Press pela confiança em nosso trabalho, mais uma vez. E a todos e todas que trabalharam para que o livro se tornasse realidade. Antônio Xerxenesky e Fernando Silva e Silva enfrentaram o desafio (em todos os sentidos da palavra) de traduzi-lo. A edição é de Tadeu Breda e a assistência de edição, de Luiza Brandino. O texto foi preparado por Fabiana Medina e revisado por Alessandra Veronesi e Laura Massunari. A capa é de Bianca Oliveira e a diagramação, de Victor Prado. Boa leitura!