Elefante para quem gosta de podcast

 

Nos últimos dias, cinco autores da Elefante participaram de podcasts de norte a sul do país. Paolo Demuru, que escreveu Políticas do encanto, conversou com o Ilustríssima Conversa, da Folha de S. Paulo. Larissa Bombardi, autora de Agrotóxicos e colonialismo químico, bateu papo com a Rádio Bem Viver, vinculada ao Brasil de Fato. Fabricio Pereira da Silva, que publicou Em busca da comunidade, foi o convidado do podcast Pluriverso, da Universidade Federal do Rio Grande. Felipe Milanez, autor de Lutar com a floresta, concedeu entrevista ao LatitudeCast, do site Amazônia Latitude. Por fim, Jr. Bellé, que escreveu os versos de Retorno ao ventre, foi recebido pela Rádio UFMG Educativa.

Não é incomum que, depois de ver uma fake news ser desmentida, a informação falsa continue reverberando. Para Paolo Demuru, esse efeito é esperado e mostra que não é suficiente enfrentar a desinformação apenas com dados objetivos e argumentos racionais. Estratégias como a checagem de fatos são importantes, mas podem dar ainda mais visibilidade às informações falsas ou deixar transparecer uma atitude arrogante de quem as desmente. Na entrevista ao Ilustríssima Conversa, o autor de Políticas do encanto discute os mecanismos do conspiracionismo e dá ideias para um enfrentamento mais efetivo do fenômeno. Ouça!

Exilada há três anos, a pesquisadora Larissa Bombardi é uma das principais vozes de crítica ao modelo do agronegócio brasileiro. A autora de Agrotóxicos e colonialismo químico contesta a ideia de que o setor é o responsável por matar a fome do mundo, pelo simples fato de que suas colheitas não chegam à mesa da população. “O destino dessas terras [griladas] tem sido para a produção de commodities, essas mercadorias que são comercializadas na bolsa de valores, que tem o seu preço estabelecido nesse grande cassino internacional”, comenta, em entrevista veiculada pela Rádio Bem Viver. Ouça!

Fabrício Pereira da Silva passou os últimos dois meses entre eventos de lançamento de Em busca da comunidade em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cientista político e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Unirio), o autor enxerga a “ideia de comunidade como antídoto para superar os males do capitalismo e da modernidade”. Na conversa com o podcast Pluriverso, Fabrício Pereira da Silva analisa algumas contribuições da periferia global que se nutrem do passado para projetar emancipações, como Bem Viver, socialismo africano, ubuntu e felicidade interna bruta. Assista e ouça!

José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva eram um casal de castanheiros que vivia em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. Eles eram também ativistas ambientais, defensores da Amazonia que combatiam o desmatamento ilegal e a exploração desenfreada da floresta. A história do casal é analisada em profundidade em Lutar com a floresta. Em entrevista ao LatitudeCast, o autor Felipe Milanez, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), comenta os principais pontos do livro e a atualidade da luta de Zé Claudio e Maria. Ouça!

À Rádio UFMG Educativa, Jr. Bellé conta como os relatos de sua tia sobre os antepassados da família motivaram a poesia de Retorno ao ventre. O autor também traz informações sobre os Kaingang e a resistência desse povo indígena à colonização de sua terra ancestral, que hoje em dia faz parte do que conhecemos como Paraná. O livro foi escrito em português e traduzido para o kaigang, em edição bilíngue publicada pela Elefante. Ouça!

Também pode te interessar