Para além da Revolução: pensar Cuba na atualidade

Por Aline Miglioli, Fabio L. B. Santos e Vanessa Oliveira
Introdução de Entre a utopia e o cansaço

 

Por que as moradias em Cuba estão tão deterioradas e os carros são tão antigos? Existe internet na ilha? Por que tantos cubanos emigram? Por que existiram duas moedas e como está o cenário econômico do país? Há racismo e machismo em Cuba? E quanto à desigualdade social? Qual a situação da comunidade LGBTQIA+? Quais dificuldades o país enfrenta desde a morte de Fidel Castro?

Todo mundo que estuda Cuba já teve de se debruçar sobre o conjunto de contradições que cada uma dessas perguntas suscita. Para o pensamento conservador, da extrema direita ao liberalismo democrático, só há uma explicação pueril: o socialismo falhou. Resta ao militante de esquerda ou aos estudiosos do tema contrapor essa simplificação com uma argumentação que, apesar de calcada na realidade, tornou-se um lugar-comum: a evocação da eficácia dos sistemas de saúde e educação gratuitos, que rendem à ilha ótimas posições nos rankings mundiais, a qualidade da pesquisa farmacêutica e a persistência do bloqueio econômico e financeiro imposto ilegalmente pelos Estados Unidos contra o país. Esses dois polos, embora desiguais no método e na orientação política, cristalizam a discussão acerca de Cuba aplainando suas complexidades, o que bloqueia as possibilidades de construção de conhecimento e reflexão.

Nosso projeto nasce de uma tentativa engajada de enfrentar esse aplainamento. A proposta era apresentar uma coletânea de artigos escritos de forma simples, mas rigorosa, que qualificasse o debate sobre Cuba, munindo estudiosos e leigos para a compreensão das novas dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais que atravessam a ilha no século XXI. Inicialmente, reuniríamos textos de uma nova geração de pesquisadores brasileiros que produziram trabalhos de campo de alto nível, a partir de uma perspectiva empática, mas não dogmática, sobre a revolução.

No entanto, as notícias que chegaram no período pós-pandemia nos instigaram a uma nova visita à ilha. Realizadas entre o final de 2022 e o início de 2023, essas breves incursões acompanharam a reabertura do país ao turismo, por exemplo, e foram importantíssimas para uma leitura mais detalhada da atualidade cubana. À medida que recebíamos textos, conversávamos entre nós ou abríamos os ouvidos às ruas de Havana, novos temas surgiam, revelando diálogos com a realidade latino-americana — como a influência neopentecostal nas pautas morais, a resistência ao reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQIA+ ou o papel dos militares na política e na economia do país.Para transmitir essas tensões, convocamos vozes cuba-nas, mas também de outros lugares da América Latina que, de diferentes maneiras, parecem exigir um acerto de contas com a utopia que a revolução encarna. Os textos escolhidos são plurais e não refletem necessariamente as opiniões dos organizadores. No seu conjunto, esta investigação sobre uma Cuba contemporânea, em que carros dos anos 1950 rodam com aplicativos de 2020, convida a repensar o lugar que a revolução ocupa no imaginário daqueles que lutam pela emancipação social. E, talvez, a repensar o lugar que a própria noção de revolução ocupará no imaginário político do século XXI.

É preciso, ousamos dizer, reavaliar a visão romântica sobre a Revolução Cubana, o que não significa diminuir sua grandeza. Constatar que a Cuba embargada há muito deixou de avançar internamente na direção do socialismo não é uma forma de difamar o processo revolucionário, mas de humanizá-lo, nos afastando de uma visão idealizada da ilha na qual poucos cubanos se reconhecem. É uma forma de nos aproximarmos dos cubanos como um povo latino-americano, não como uma ideia.

Os organizadores desta obra acreditam na necessidade da transformação social: o ideal que moveu a revolução segue vivo e necessário. Mas essa utopia precisa se alimentar de possibilidades concretas, não de ilusões. A vida em Cuba, sintetizada na expressão popular “no es fácil”, além de estar mais difícil, perdeu a verve utópica de seus líderes originais. O cansaço que assola as ruas de Havana tem atingido intelectuais e militantes até há pouco inabaláveis no seu discurso. O fenômeno da emigração revela uma narrativa que nem chega mais a ser contrarrevolucionária: muitas vezes é apenas descrente, expressando um esforço para se movimentar diante de uma realidade cujo horizonte de expectativas se estreita. É como se existisse uma consciência coletiva de quão profunda é a falta de perspectiva de futuro para os mais jovens, a exaustão dos mais velhos e a escassez que atinge adultos e crianças, simplesmente porque a história não cansa de ser cruel com a revolução.

É preciso que seus aliados coloquem a Cuba de carne e osso à frente do apego a uma ideia de revolução. Humanizar a revolução é tirá-la de um lugar fetichista para colocá-la nas águas revoltosas da crise que vivemos, o que não anula as particularidades da sua história e do seu presente. Afinal, como seria possível, para uma pequena ilha caribenha de passado colonial, remar contra a maré de um sistema global cada vez mais violentamente antipopular e antidemocrático? Cuba rema, mas não controla esse mar.

Acreditamos que a Revolução Cubana — por décadas isolada, agredida e difamada — é o processo mais corajoso, radical e digno da história da América Latina no século XX. É difícil superestimar o significado e a grandeza dessa experiência emancipatória coletiva que floresceu em meio a tantas adversidades.  E defendemos que os impasses da Revolução Cubana têm menos a ver com a inviabilidade da ideia socialista do que com a brutalidade do sistema que a cerca: uma dinâmica totalizante que não admite um lado de fora e impede que se produzam formas de vida para além do mundo da mercadoria. Desse ponto de vista, Cuba nunca foi uma ilha.

Compreender o capítulo cubano da crise global deve ser um convite a radicalizar posições contra uma existência capitalista que essa experiência desafiou e desafia. Para dar um futuro ao mundo, será preciso pensar além da Revolução Cubana, e não ir contra ela. Isso exige conhecer esse processo em vez de idealizá-lo. Este livro é uma colaboração nessa direção.

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