Quem sustenta o sustento

Por Ana Mosquera
Quatro Cinco Um

“Uma comida boa é a que alguém fez, que provavelmente saiu de uma panela, não do micro-ondas nem da fábrica”, diz a chef e apresentadora Bela Gil em entrevista à Quatro Cinco Um. “Quando falamos em ‘comida de panela’ fazemos uma ligação automática com a pessoa que a fez porque não há panela mágica que faça comida sozinha. Quem vai fazer essa comida? é um livro sobre os paralelos entre o trabalho doméstico não ou mal remunerado e o sistema alimentar hegemônico — que só dá de comer ao capitalismo —, mas também sobre as soluções coletivas e urgentes para garantir a valorização desse trabalho e o direito humano à alimentação adequada.

Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável é o subtítulo do livro em que a cozinheira dispensa receitas e dicas culinárias e, munida de inspirações como a filósofa Silvia Federici e a bióloga Marion Nestle, vai galgando seu próprio espaço em uma literatura ainda pouco ocupada por autoras. O resultado reflete a trajetória da comunicadora que nunca “não foi ativista”, mas que nos últimos anos tem se empenhado para que as mudanças na esfera alimentar ultrapassem o caráter individual e atinjam aqueles que têm o poder de escolha cerceado.

“Eu quero democratizar a comida de panela, fazer com que ela chegue à mesa de todo mundo. E isso só é possível por meio da política.” Gil fez parte do gabinete de transição de Lula, integrando o grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e é voluntária no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do governo.

Para falar da ligação entre o trabalho doméstico não remunerado e o capitalismo, Gil amarra no livro as pontas que mantêm esse sistema exploratório tão coeso: o agronegócio e os agrotóxicos, a indústria de ultraprocessados e a publicidade, os pântanos e os desertos alimentares. Enquanto os afeitos à temática se sentirão em casa, os leigos não terão dificuldade em entender em que chão estão pisando. As notas de rodapé são para isso: conduzir o leitor pelos artigos, teses, estudos e livros que nortearam a pesquisa.

Leia a íntegra da matéria no site da Quatro Cinco Um.

Também pode te interessar