Depois do assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas por dois seguranças (um deles, policial, ambos funcionários de uma empresa que tem policiais como sócios) numa loja do Carrefour em Porto Alegre; da necessária reação social ao linchamento de mais um homem negro no Brasil, com manifestações nas ruas e nas redes; e de infelizes declarações do Planalto repetindo que não existe racismo no país, decidimos conceder um desconto político de 40% nos dois últimos lançamentos da Elefante: #VidasNegrasImportam e libertação negra, de Keeanga-Yamahtta Taylor, e Donos do mercado, de Victor Matioli e João Peres, repórteres de O Joio e O Trigo.
Estamos trabalhando nesses livros há mais de um ano justamente porque entendemos a importância estrutural dos temas que abordam. Esses títulos acabaram de chegar da gráfica e, normalmente, não concedemos grandes descontos aos lançamentos, mas entendemos que #VidasNegrasImportam e libertação negra e Donos do mercado têm absolutamente tudo a ver com as cenas revoltantes a que assistimos em 19 de novembro. A morte de João Alberto sintetiza a atuação deletéria das grandes redes de supermercados no país e o racismo enraizado em sociedades forjadas no escravagismo, como a brasileira e a estadunidense — na qual surgiu o slogan que tem sido invocado em todo o mundo, inclusive por aqui, a cada vez que uma vida negra é perdida devido ao racismo.
Esses livros precisam ser lidos urgentemente. Com o desconto político, queremos facilitar o caminho para que essas obram cheguem aos leitores. Para conseguir #VidasNegrasImportam e libertação negra com 40% de desconto, use o cupom vidasnegrasimportam. Para pagar menos em Donos do mercado, use o cupom carrefourmata. A promoção dura até sexta-feira, 27 de novembro.
Imagem do post: Manifestantes pedem justiça por João Alberto durante manifestação nesta sexta-feira (20), em São Paulo — Foto: LEO ORESTES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO