Elefante na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Estaremos na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontece entre os dias 9 a 17 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA). Quem estiver no estado, encontrará livros da Elefante nos estandes da Travessia e da ed.ufpa — Editora da Universidade Federal do Pará.
Além dos títulos à venda, nossa manada estará representada pelo autor Ricardo Abramovay, que vai debater crise ambiental e justiça climática, ao lado da professora e pesquisadora Lise Tupiassu, na mesa “Papo, prosa e versos”, no dia 14 de setembro, às 19h, na Arena Multivozes — no coração do evento. Abramovay publicou Amazônia (2019) e Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia (2022) pela Elefante, além de outros treze livros. Ele é professor titular do Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho de diversas organizações da sociedade civil.
Ricardo também estará em um off-Pan — eventos que ocorrem em paralelo à Feira Pan-Amazônica do Livro — na Travessia Livraria, na quinta-feira (13), a partir das 18h30. Leve ou adquira exemplares de Amazônia e Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia para autografar e debater direto com o autor.
Para nós, é uma honra e uma satisfação enorme debater e estar na região amazônica. Não só pela centralidade do território na discussão climática e ambiental ou pela urgência de discutir a construção de uma outra forma de organização social e econômica que nos permita viver e conviver harmoniosamente com a natureza. Especialmente na semana do Dia da Amazônia, 5 de setembro, data que deve ser disputada como ocasião de luta: pela proteção do bioma e dos territórios indígenas e originários, principalmente — #NãoAoMarcoTemporal.
Estar em eventos fora do eixo Rio-São Paulo, sobretudo no Norte do país — região constantemente ignorada pelo olhar viciado e sudestino — , é também uma oportunidade e um movimento muito importante. É a primeira vez que participamos, e esperamos continuar marcando presença e ampliando conversas para outras localidades e territórios.