Spoilers de 2025 à vista!

Reta final agitada neste dezembro na Elefante.

A nossa equipe em breve sairá de recesso por alguns dias, mas não sem deixar spoilers do que vamos publicar em 2025 para os nossos leitores.

Conheça em primeira mão os cinco livros que estão em pré-venda com desconto a partir de hoje no site da Elefante:

 

“Para conhecer o amor, os homens devem deixar de lado a vontade de dominar. Devem poder escolher a vida em vez da morte. Devem ter vontade de mudar.”

bell hooks, no prefácio de A vontade de mudar

 

A coleção de traduções das obras de bell hooks vai ganhar um novo título muito aguardado por vocês. Estamos orgulhosos de contar que A vontade de mudar, obra fundamental da autora sobre masculinidades, será lançado pela Elefante em fevereiro!

 

 

Três temas essenciais da produção de Silvia Federici são retomados em Caça às bruxas e capital e lidos através de novas lentes, a fim de também falar aos feminismos contemporâneos: os velhos e novos cercamentos (enclosures); a reedição da caça às bruxas nas novas formas assumidas pela violência de gênero; a imaginação e a construção de novos mundos, novas relações, novos comuns (commons).

Gabriella Palermo, no posfácio de Caça às bruxas e capital

Está aberta a pré-venda de Caça às bruxas e capital, de Silvia Federici, livro que reúne as aulas do curso ministrado por Silvia Federici em abril de 2019 na Mediateca Gateway (hoje Punto Input) de Bolonha, Itália.

 

 

“Este livro tem a enorme virtude de não se tratar apenas de um relato analítico sobre o movimento zapatista, mas de também se aprofundar em como a emergência de novos movimentos indígenas desarticulou a estratégia política institucional de cooptação dos povos originários — em particular no México, mas sempre em um diálogo possível com a realidade latino-americana.”

Raúl Zibechi, no prefácio de Geografia da autonomia

 

Geografia da autonomia: a experiência de autonomia territorial zapatista em Chiapas, México está em pré-venda no site da Elefante e tem o lançamento previsto para fevereiro. O livro é uma reflexão do autor, Fábio M. Alkmin, sobre autonomia política a partir do movimento zapatista.

 

 

“Esqueça o Antropoceno. As múltiplas intervenções climáticas que nos trouxeram à antessala do colapso não são resultado do fogo prometeico entregue a uma espécie piromaníaca. O aquecimento global é fruto de intervenções antropogênicas no clima, por certo — mas ‘perceber que as mudanças climáticas são ‘antropogênicas’ significa compreender que elas são sociogênicas’”, escreve Andreas Malm já no primeiro capítulo de Capital Fóssil.

 

Em pré-venda no site da Elefante, o livro do professor e ativista ecossocialista Andreas Malm faz uma incursão histórica às origens do que ele chama de economia fóssil, isto é, “uma economia baseada no consumo crescente de combustíveis fósseis, que gera um aumento contínuo de emissões de dióxido de carbono. 

Esta é a segunda obra do autor lançada pela Elefante no Brasil – dele também lançamos A destruição da Palestina é a destruição do planeta, mas não pararemos por aí: no ano em que o Brasil sedia a Cop30 em Belém do Pará, nossos leitores terão a chance de conhecer esta e outras obras de Malm, cujos escritos propõem ações diretas e imediatas de resistência e contenção da devastação do planeta pelas mudanças climáticas.

 

 

“A desigualdade hoje se aprofunda de maneira mais acelerada, e com pouca base produtiva: é um sistema essencialmente extrativo que se dá à custa de uma destruição ambiental cada vez mais catastrófica. Pior: gera um controle político que destrói a democracia e, portanto, nossa capacidade de reverter o processo. Chamar isso de “capitalismo”, por mais explorador que ele tenha sido, é lhe dar um verniz de legitimidade. Em termos de enfoque geral, em vez de elencar as deformações do capitalismo que conhecíamos, acrescentando-lhe qualificativos, a ideia é pensar o novo sistema que está emergindo.”

Ladislau Dowbor, na apresentação de Os desafios da revolução digital

 

O livro de Ladislau Dowbor, que é professor de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e  consultor de agências da ONU, está em pré-venda no site da Elefante e tem lançamento programado para fevereiro.

Também pode te interessar