É com alegria que anunciamos a pré-venda do primeiro livro de Bela Gil pela Elefante: Quem vai fazer essa comida?, que já pode ser adquirido com desconto em nosso site. Os envios serão realizados a partir de 30 de março, no máximo. Para saber mais sobre o sistema de pré-venda da editora, basta clicar aqui.

Alimentação saudável, feminismo e trabalho doméstico são os ingredientes principais na receita de Quem vai fazer essa comida?. Chef de cozinha, apresentadora e ativista, Bela Gil complexifica um debate ignorado pelos livros de receitas e programas de culinária, critica a histórica desvalorização do ato de cozinhar, com raízes escravocratas, e reivindica o pagamento de salários para o trabalho doméstico, tema da obra de pensadoras como Silvia Federici.

“Um dos motivos que me levaram a escrever este livro foi o incômodo cada vez maior com a injusta divisão social do trabalho, com a opressão da classe trabalhadora, enxergando o recorte interseccional do trabalho doméstico e a vontade de buscar cada vez mais soluções para esse problema estrutural”, destaca a autora.

Integrante, no final de 2022, da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu a Presidência com o compromisso de erradicar (novamente) a fome no país, Bela Gil busca, com Quem vai fazer essa comida?, contribuir para introduzir publicamente “uma discussão que nos conduza a uma sociedade composta por cidadãos bem alimentados e saudáveis, e que só assim poderão ser agentes da própria história”.

“Não podemos mais tolerar um país onde haja gente com fome. Isso é degradante e ultrajante. Da mesma maneira, não podemos aceitar que essa fome seja supostamente combatida com alimentos ultraprocessados que adoecem o corpo, a mente e o planeta”, ressalta. A chave da mudança, destaca ela, “está na valorização do cozinhar, seguido de uma sociedade consciente e informada para organizar e defender a dignidade e o reconhecimento desse trabalho, redistribuí-lo entre todos e finalmente remunerá-lo”.

Também pode te interessar