Elefante na Flip 2024

 

Se até então nenhum autor da Elefante havia sido convidado para a programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), nesta 22ª edição, ocorrida entre 9 e 13 de outubro, foram três, sempre com auditório cheio.

A escritora espanhola Brigitte Vasallo, autora de O desafio poliamoroso; o livreiro estadunidense Danny Caine, de Como resistir à Amazon e por quê; e o escritor palestino Atef Abu Saif, de Quero estar acordado quando morrer, deixaram marcas indeléveis na história do evento.

Uma das mesas mais concorridas da Flip, com o tema “O amor político”, reuniu Brigitte Vasallo e a escritora e psicóloga guarani Geni Nuñez para debater suas produções intelectuais, que questionam a monogamia como a base da sociedade ocidental: um exercício de encontro entre a modos de praticar e pensar os afetos a partir da ancestralidade dos povos originários e de imaginar um futuro de relações mais saudáveis. Assista:

 

 

Na talvez mais dolorosa discussão de toda a Flip, a mesa “Não existe mais lá” reuniu o palestino Atef Abu Saif e a escritora gaúcha Julia Dantas. Eles debateram perspectivas de genocídio e violência de Estado a partir de duas tragédias urbanas distintas mas contemporâneas: as enchentes recentes na cidade de Porto Alegre, que alagaram bairros inteiros no início de 2024; e a destruição de Gaza por Israel durante o genocídio em curso desde outubro de 2023. Veja aqui:

 

 

Já na conversa cujo mote era “Dormindo com o inimigo”, o livreiro Danny Caine esmiuçou, ao lado de Mark Coeckelbergh, os perigos da inteligência artificial, as capciosas políticas de uso de dados e como elas influenciam nossa escolhas de consumo. As Big Tech estão em toda parte e comandam o mundo com sua rede silenciosa. São assuntos que Danny traz à tona em Como resistir à Amazon e por quê, um convite para repensar o nosso modo de consumir, trabalhar, criar e viver. Confira:

 

 

Foi uma alegria para nós ver o público brasileiro ter a chance de acompanhar ao vivo e pessoalmente nossos autores e debater sobre sua escrita e os temas que ela provoca.

Também pode te interessar