Elefante em peso na Feira do Livro
A Feira do Livro está chegando! O evento, que começou acontecer em 2022, volta a tomar a Praça Charles Miller, em São Paulo — desta vez, entre os dias 7 e 11 de junho, das 10h às 21h. A julgar pelo que vimos no ano passado, a edição de 2023 tem tudo para ser tão legal quanto — e ainda melhor. Haverá mais editoras, mais debates, mais tudo. Inclusive, agora a Elefante terá uma participação ampla na programação. Oito nomes da editora, entre autoras, autores e colaboradoras, foram convidados para as mesas de discussão. Os eventos são gratuitos e estão imperdíveis!
Siga o rastro dos elefantes:
Quinta-feira, 08/06
Ativista pela alimentação saudável, chef e apresentadora, Bela Gil participa às 10h da mesa “Da cozinha ao boteco”, no Palco da Praça, com o lançamento Quem vai fazer essa comida?, livro que amplia a discussão sobre alimentação na perspectiva do feminismo com foco no trabalho doméstico não remunerado.
O colapso ambiental e as perspectivas para a vida no planeta serão abordados por dois autores da Elefante, na mesa “Distopias climáticas”, às 15h15, no Auditório Armando Nogueira. O historiador Luiz Marques, autor do recém-lançado O decênio decisivo, conversa com o economista Ricardo Abramovay, autor de Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza. O debate terá a mediação do jornalista Bernardo Esteves.
O professor de direito Renan Quinalha, co-organizador, com Paulo Souto Maior, de Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil, que será lançado durante o evento, participa da mesa “Meu irmão, eu mesmo” com o escritor João Silvério Trevisan, às 17h, no Palco da Praça.
Sexta-feira, 09/06
Co-organizadora, com Marina Amaral, de Furos, mentiras e segredos revelados, a jornalista Natalia Viana, co-fundadora e diretora executiva da Agência Pública, participa da mesa “A república quebrada”, às 12h15, no Auditório Armando Nogueira, com o jornalista Conrado Corsalette, co-fundador e editor-chefe do Nexo Jornal.
Tradutora de Tudo sobre o amor e Olhares negros: raça e representação, de bell hooks, Stephanie Borges conversa com o Prêmio Pulitzer e destaque da poesia contemporânea estadunidense, Jericho Brown, também traduzido por ela.
Sábado, 10/06
Jerá Guarani, liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo e colaboradora nas publicações Xondaro e A esquiva do xondaro, participa da mesa “Os territórios” com a liderança indígena Txai Suruí sobre as perspectivas dos povos originários no Brasil e no mundo. A mediação é do jornalista Bernardo Esteves.
Domingo, 11/06
A médica psiquiatra e psicoterapeuta Natália Timerman, autora de Desterros: histórias de um hospital-prisão, participa da mesa de encerramento “Um grande dia em SP”, às 19h, no Palco da Praça, ao lado das escritoras Esmeralda Ribeiro e Paula Carvalho, com mediação de Giovana Madalosso.